As empresas aéreas brasileiras, principalmente as duas maiores, TAM e GOL, estão com problemas em relação ao número insuficiente de pilotos e comissários necessários para atender às programações sempre crescentes das mesmas. Outro problema notável é a falta de respeito minimamente humano a esses trabalhadores.
Os setores de escalas de voos de todas as empresas transformaram-se em feitores, predominando a pressão contínua e o desrespeito até mesmo ao repouso necessário para que possam bem executar suas funções. Os tripulantes têm sido "alcançados" por controladores de escala despreparados (ou mal-intencionados?) e são pressionados a aceitar programações que poderão culminar em incidentes ou acidentes de gravíssimas proporções, caso algo não seja feito imediatamente.
A Secretaria de Segurança de Vôo do SNA tem recebido denúncias e lamentos desesperados dos aeronautas, demonstrando que algo muito sério pode estar se aproximando. O número de denúncias já ultrapassou o ‘Número da Besta’: 666. E antes mesmo do final setembro certamente a casa do milhar será ultrapassada. Já nos deparamos com aeronautas enviando o email do ‘safety’ do Sindicato para suas listas de emails, por isso a denúncia número 1.000 não deverá demorar para dar entrada.
Os aeronautas encontraram todo o respaldo do Sindicato para recepcionar e encaminhar suas denúncias, suas angústias e seus desesperos a quem for de direito. E a melhor forma de comunicação, o boca-a-boca, tem sido utilizado exponencialmente.
Se algo muito sério ocorrer, um incidente ou acidente, muitas autoridades nacionais terão que se explicar perante a sociedade e a mídia. E por certo o culpado será, como sempre, o piloto, que de vítima será transformado em vilão. Isso se não reagirmos agora a essa farra-do-boi promovida pelos 'empresários e feitores de plantão'.
O crescimento de nosso transporte aéreo nos parece artificial. Não é possível que tenham tantos passageiros para tantas empresas aéreas, com tantos aviões e, pior, com o discurso do baixo preço ou de financiamentos facilitados. E até quando poderão sustentar isso? Não nos parece que isso possa sustentar-se por tanto tempo! O baixo custo, esse sim é real, pois a cada dia o trabalhador custa menos para as empresas aéreas. Os empresários do setor não estão comprometidos com a sustentabilidade de sua própria mão-de-obra. Estão praticamente matando as galinhas dos ovos de ouro: seus trabalhadores.
Por isso aeronautas, aeroviários, aeroportuários e outras categorias profissionais: reajam! Reportem! Escrevam! Denunciem! Utilizem o email do Sindicato para denunciar ( safety@aeronautas.org.br ). Isso, ou a escravidão sem direitos, mas com cada vez mais deveres. A sorte está lançada.
O email safety@aeronautas.org.br aceita sua denúncia ou sua declaração de indignação. A identificação não é necessária, se assim o desejar.
Fonte: Sindicato dos aeronautas
Mais:
Segundo as informações recebidas ao portal Grupo Tripulação, mostra que as companhias aéreas, teve nesta Segunda-Feira (26/07/2010) a solicitação dos seus funcionários para "Dispensa Médica" (DM).
* Tam - 1000 DM solicitados aproximadamente
* Gol - 600 DM solicitados aproximadamente
Retirado do site: Tripulação
Comentários Mayday-7700:
Caraca que caos hein? E logo nas duas maiores, falamos tanto da TAM e agora ela só vem mostrando seu lado negro kkk. A TAM está com o número maior do que a GOL em DM solicitados, isso significa que a maioria dos funcionários doentes estão na TAM por excesso de trabalho, extress, etc. Isso causa desrespeito aos passageiros e falta de atenção no trabalho podendo causar sérios acidentes. Mas não é na TAM que está acontecendo todos esses itens citados não, isso está acontecendo na GOL, revolta, falta de tripulação e até mesmo acidentes, vejam:
- Funcionários da Gol, prometem fazer Paralisação no dia 13 DE AGOSTO DE 2010.
- Infraero confirma que 54,5% dos voos da Gol registraram atrasos
- Acordo com sindicato para evitar tripulação sobrecarregada gerou atrasos na Gol
- Gol cancela quase todos os voos em Congonhas
- Falta de tripulantes faz Gol cancelar 12 voos em SP
- Comissária da Gol cai de avião no aeroporto de Maceió
Como podem ver a GOL é a que está mais se enrolando nesta época. Mas o pior de tudo são os pobres funcionários que se dizem ser "inteligentes" mas acabam fazendo burradas tanto em vôos como em solo no aeroporto nos balcões, sendo chingados injustamente, sendo mal respeitados injustamente, afinal quem está mentindo em ser inteligente é a GOL, a ordem vem da diretoria e não dos funcionários. Vamos ver que na hora de reclamar vamos primeiro falar na diretoria e não com os pobres funcionários que estão sendo forçados e fazer um trabalho excessivo. E se continuar assim pode ter certeza que acidentes irão acontecer este ano e não é isso que nós queremos para quem está no vôo e para a nossa Aviação Brasileira que de linda ficou suja pelo fato de empresas aéreas ficarem abusando de seus funcionários. Tudo isso que fala sobre os acidentes serem falhas humanas pode até ser mesmo, agora quando chega que não foi por cansaço é tudo mentira, são que nem pesquisas de eleições, são todas compradas, eles abusam sim e agora que estão sem tripulação irão abusar mais ainda, tomara que a INFRAERO bote um basta nisso e resolva esse problema antes que seja tarde de mais.
Valeu!
1 comentários:
Cara,
Você escreve muito mal. Vá estudar um pouco de português.
Postar um comentário