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domingo, 17 de abril de 2011

Estudos comprovam e o Governo "Einstein" Discorda


O Caos...

Mesmo com reforma, Confins chegará a copa superlotado.
Mesmo se conseguir tirar do papel a expansão do terminal 1, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, chegará à Copa do Mundo de 2014 operando a 125% da sua capacidade. A superlotação do aeroporto só não será maior que a do de Natal (RN), que deve operar com 186% da capacidade na data do mundial. A estimativa é da "Nota Técnica Aeroportos do Brasil", divulgada ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Hoje, o aeroporto opera com 145% da capacidade.
A situação mineira pode ficar ainda pior caso a obra de Confins não fique pronta a tempo. Atualmente, o processo de licitação está suspenso por determinação do Ministério Público, que questiona os aspectos ambientais da intervenção. Hoje, o aeroporto atende a cerca de 7,25 milhões de passageiros por ano, 45% a mais que a capacidade, que é de 5 milhões. Quando a obra, orçada em cerca de R$ 408 milhões, estiver concluída, o aeroporto poderá receber 8,5 milhões de passageiros por ano, mas a estimativa do Ipea é que, até lá, a demanda anual seja de 10,6 milhões de usuários.
O presidente da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de 2014 para Minas Gerais, Sérgio Barroso, acredita que, em breve, a obra do terminal 1 seja liberada pelo Ministério Público. Segundo ele, em 90 dias já será possível ter homens trabalhando na expansão do aeroporto. Ele diz que a previsão de conclusão da empreitada é outubro de 2013, depois da Copa das Confederações, mas ainda a tempo da Copa do Mundo.
Mesmo assim, ele diz que a situação continuará "em um nível preocupante". "Um bom aeroporto, em qualquer parte do mundo, usa 80% da usa capacidade nominal", afirma. Barroso diz que a questão com o Ministério Público depende "de uma conversa". "A Infraero deve ter essa conversa nos próximos dias, e o governo do Estado vai ajudar", diz. Para ele, a licença ambiental está correta e não haverá danos ambientais. "Se tinha alguma coisa lá (a ser preservado) já foi tudo mexido", afirma. Ele também afirma que, quando voltar da China, a presidente Dilma Rousseff irá se reunir com governadores e prefeitos das cidades-sede da Copa do Mundo para tratar de assuntos de infraestrutura.

"Desconhece"

Infraero não comenta

BRASÍLIA. A Infraero, estatal que administra os aeroportos, informou que "sobre o estudo em questão (do Ipea), desconhece as bases técnicas utilizadas e não participou de qualquer discussão, de modo que não pode fazer qualquer tipo de avaliação a respeito". O levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), órgão ligado à Presidência da República, prevê que as obras em nove aeroportos das 12 cidades-sedes da Copa 2014 não ficarão prontas até o evento.
O estudo, assinado pelos pesquisadores Carlos Alvares da Silva Campos Neto e Frederico Hartmann de Souza, aponta que a média de prazo de obras de infraestrutura de transporte no país é de 80 meses após o fim da fase de projetos.
De acordo com os pesquisadores, as obras dos aeroportos de Manaus, Fortaleza, Brasília, Guarulhos (SP), Salvador, Campinas (SP) e Cuiabá (MT) em 2010 ainda estavam em fase de projeto e só ficariam prontas em 2017, caso os prazos médios de elaboração de projetos, licenciamentos, sejam iguais aos da média no país. Já os de Confins e Porto Alegre estão com projetos básicos prontos e também não ficariam prontos a tempo da Copa.
O Ipea também diz que mesmo que as obras fiquem prontas, elas foram subdimensionadas e não atenderão à demanda em 2014. Os estudiosos apontam que a Infraero apresenta nos últimos anos dificuldades para aplicar seus planos de investimento. Segundo eles, no período entre 2003 e 2010, a empresa só aplicou 44% dos recursos que estavam previstos para ampliação de aeroportos.
Fonte:FSGNEWS


O Governo teimoso...
Governo nega preocupação com estágio de obras em aeroportos
Depois de uma reunião fechada na manhã desta sexta-feira, no Ministério do Planejamento, em Brasília, o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, negou que o governo esteja preocupado com o andamento das obras nos aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Bittencourt defendeu o cronograma de reformas e disse que, na visão do governo, ele está adequado.

O ministro da Aviação Civil - secretaria criada pela presidente Dilma Rousseff - se reuniu por cerca de uma hora com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, o presidente da Infraero, Gustavo Valle, e o ministro do Esporte, Orlando Silva.

A reunião aconteceu no dia seguinte à divulgação de um relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que alertou: dez dos 13 aeroportos das cidades-sede da Copa 2014 não estarão prontos a tempo do mundial.

Apesar disso, Bittencourt negou que o levantamento foi abordado na reunião. "A gente não estava discutindo o relatório do Ipea. Na nossa visão, o cronograma de obras está adequado. Vamos adequar os aeroportos que já existem e também tomar outras medidas para atender à demanda, mas não posso falar quais são ainda porque esta é uma reunião preparatória para as demais", disse.

Estudo do Ipea

Na quinta, o Ipea divulgou uma nota técnica com um levantamento dos aeroportos que devem passar por obras para comportar a quantidade de turistas que a Copa do Mundo em 2014 vai atrair para o Brasil.

Segundo o estudo do instituto, dez dos 13 aeroportos das cidades-sede que precisam ser reformados não ficarão prontos a tempo da Copa 2014. De acordo com o levantamento, as obras nos aeroportos de Manaus (AM), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Guarulhos e Campinas (SP), Salvador (BA) e Cuiabá (MT) ainda estão na fase de elaboração dos projetos e, por isso, devem ficar prontos só daqui a 92 meses, período que corresponde a mais de sete anos e meio.

Os terminais de passageiros de Confins (MG) e Porto Alegre (RS) já estão com os projetos prontos e, por isso, terão as obras concluídas mais cedo - ainda assim não será a tempo para a Copa. De acordo com o levantamento, as reformas nesses aeroportos deverão levar 80 meses, ou seis anos e meio, para ficarem prontas.

Dos dez aeroportos em situação crítica, o pior deles é o de Natal, no Rio Grande do Norte. Será necessário construir um novo prédio e, de acordo com dados fornecidos pela Infraero, não há previsão para o fim das obras. Segundo o Ipea, não há tempo hábil para terminar as obras de um novo aeroporto a tempo do Mundial.
Fonte:FSGNEWS

Mayday:

Enquanto o Caos só se alastra o governo fecha os olhos e finge que está tudo bem.

Estudos comprovam, até antes da copa em tempo de "pique" os aeroportos tem problemas de superlotação e o governo acha que desse jeito em 2014 vai ter condições. Do que adianta ter um governo que faz quase tudo correto no país, se quando ele chega numa Copa do Mundo ele não consegue fazer com o que o país fique orgulhoso e sim seja envergonhado para todo o mundo.

Todos os brasileiros que acompanham o que está acontecendo, estão aflitos e preocupados com a situação não só dos aeroportos, mas também dos estádios, da segurança, etc. Por que o governo não para de mostrar despreocupação e começa a trabalhar e dá um sinal com obras de que vai estar tudo bem até lá.

A gente sabe da situação de alguns aeroportos, e que está praticamente impossível de expandi-los, mas vamos lá, vamos construir os estádios, vamos fazer o que dá pra fazer, e como numa prova, se você não consegue fazer uma questão pula para outra e no final volta atrás pra ver o que é possível se fazer pra resolver a questão.

Mas não, o Governo que fechar os olhos despreocupados e tentar achar solução para os mais complicados e com isso só está atrasando cada vez mais e perdendo nosso tempo valioso.
Agora é como eu sempre falo, eu não sei se eles vão quebrar a nossa cara, ou se vão quebrar a própria cara, e pela primeira vez eu espero que eles quebrem a nossa cara e consigam colocar as obras em dia e fazer uma copa bonita em nossa país.

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