Mapa

sexta-feira, 18 de março de 2011

TAM perde mercado e GOL lidera no doméstico

Em um mês onde todas as empresas voaram de dois a três dias menos que os demais meses do calendário, seria uma supresa se o resultado estatístico fosse superior ao de janeiro passado. Nesta aritmética, ganhou mais quem perdeu menos e neste caso, onde as grandes empresas reduziram a oferta de 12% a 19%, ganhou quem obteve o melhor aproveitamento dentro da redução citada.

A Avianca Brasil reduziu 14,28% a oferta de assentos comparado com o mês anterior, contra 19,55% da Azul, 12,71% da Gol/VRG, 12,44% da TAM e 14,64% da Webjet. No entanto, na demanda, a redução da Gol/VRG foi de 18,76% comparado com o mês anterior e as concorrentes tiveram as seguintes reduções: 18,85% da Webjet, 21,74% da Azul, 22,68% da Avianca Brasil e 30,47% da TAM.

No ranking das aéreas, em fevereiro, a Gol aparece com margem mínima na primeira colocação, seguida por TAM, Azul, Webjet, Trip e Avianca Brasil.

Fonte: Site Portal Aviação Brasil

Mayday:


O não esperado aconteceu e a GOL ultrapassou a TAM neste mês na parte doméstica.

Há muitos anos que a TAM vem liderando o mercado completamente e a GOL só comendo poeira atrás da incrível empresa que ainda hoje cresce incrivelmente. Mas nos últimos anos a GOL vem encostando, então aconteceu de a TAM acabar dormindo e a GOL ultrapassar a mesma neste mês.

Isto mostra que não é bom achar que o adversário não pode alcança-lo. A GOL sempre como vice da adversária TAM não mostrava um lado ameaçador, mas neste mês provou do que é capaz e que não está conformada com o seu segundo lugar sempre, mas mostrou que quer muito mais e é até mesmo um pouco ousada em demonstrar o interesse pelo primeiro lugar no mercado.

Não digo que a GOL está errada em ter este desejo, é um pouco ousada porque enfim a TAM e muito maior e vai demorar muito para que talvez a GOL ultrapasse a líder TAM e ainda mais porque os números não sempre serão os mesmos que nem os deste mês. Mas também não podemos dizer que não serão favoráveis à GOL.

A TAM e GOL são como Boeing e Airbus sempre lutando pela liderança de mercado e é uma surpreendendo a outra, então desejo boa sorte à GOL nesses próximos anos, e aviso para que a TAM abra os olhos e pare de relaxar, porque os últimos resultados não só da parte doméstica não estão favoráveis a ela, a não ser a parte internacional porque enfim essa a TAM é muito forte sem dúvidas pela frota e pelas rotas apresentadas.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger