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quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

TAM Leva murro no estômago e GOL promete grande progresso

Delta compra 3% das ações da GOL e CIA's expandem codeshare.




Depois de um ano e meio de negociações, a Delta é a mais nova acionista da Gol Linhas Aéreas. O anúncio foi feito aos investidores na manhã desta quarta-feira (07/12) em teleconferência e os detalhes foram apresentados à imprensa em seguida, em São Paulo A companhia aérea norte-americana investirá Us$ 100 milhões na Gol, o que siginfica uma participação da Delta de 3% no capital preferencial da Gol. A empresa brasileira reúne 40% do market share do mercado doméstico e transportou em dez anos 170 milhões de passageitros. "Estamos ampliando nossa presença no mercado internacional, sem diversificar a frota. Levaremos nossos passageiros a destinos no mundo todo sem precisar mudar nosso tipo de operação ou frota. É esse tipo de parceria estratégica que vamos priorizar daqui por diante para garantir nosso crescimento", explicou Constantino de Oliveira Jr, presidente e CEO da Gol Linhas Aéreas.

Esse valor será, segundo Oliveira Jr, utilizado para a compra pela Delta de dois boeing 767-300 da Gol. A Delta também terá um assento independente no Conselho de Administração da Gol. O representante já foi escolhido e será o presidente da Delta, Ed Bastian. O Conselho passa agora a ter 10 membros. Em 21 de dezembro, os representantes realizam reunião para deliberar sobre o aumento de capital da Gol. Com essa aquisição minoritária, as duas empresas aéreas firmaram um acordo para a expansão do code-share já existente e integração e alinhado dos programas de milhagens. "A Gol transformou o conceito de viagens aéreas no país e para a Delta é uma grande oportunidade ser parceira da Gol, ampliando o corredor de passageiros entre a América do Norte e a América do Sul. Em 2015, o Brasil será o quarto maior mercado mundial de aviação. Acreditamos muito no país, tanto é nos últimos quatro anos dobramos nossa atuação no mercado brasileiro. Com o crescimento desse networking, conectamos os clientes do Brasil para mais de 300 cidades do mundo", destacou Richard Anderson, CEO da Delta AirLines.

O code-share pleno e a integração dos programas de millhagens Smiles e Sky Miles será concluído até o quarto trimestre de 2012. Um pouco antes, no entanto, ainda no terceiro trimestre, a Gol encerrará oficialmente a parceria com a outra gigante norte-americana, aAmerican Airlines. "Será a primeira vez que colocamos nosso código de voo em outra companhia aérea. Com Delta, nossa marca estará nas frequências que que ligam o Brasil e Estados Unidos e com possíveis conexões para outros destinos", ressaltou Oliveira Jr, mencionando que a Gol está nas fase de readequação de seu sistema de reservas. A nova versão da ferramenta de vendas, de acordo com ele, será entregue em fevereiro do ano que vem e a previsão é colocá-la em funcionamento até o terceito trimestre de 2012. A Delta, por sua vez, poderá colocar seu código em todos os voos da Gol - Brasil, Caribe e América do Sul. A Delta atende mais de 160 milhões de clientes por ano e possui rede global ampla de cerca de 350 destinos em quase 70 países.

Constantino de Oliveira Jr informou ainda que, embora os programas de milhagens sejam integrados, suas características e benefícios atuais serão preservados. "Todas as promoções serão estendidas aos integrantes das duas empresas", contou. O acordo também garante aos passageiros acesso recíproco às salas VIP em aeroportos; coordenação dos esforços de vendas, permitindo um melhor acesso ao mercado e compartilhamento de instalações aeroportuárias para facilitar o check-in e as conexões dos passageiros. "Vamos manter todos os contratos assinados com outras empresas do setor de turismo como locadores, agências de viagens, hotéis. Nada muda. Vamos buscar os ganhos em sinergia", acrescentou o dirigente da Gol. Ele lembrou que o acordo não contempla a entrada da companhia em uma aliança global e, neste momento, não inclui as operações da Webjet. "Ainda aguardamos a aprovação do CADE sobre a aquisção da Webjet. Mas, por enquanto, vamos preservar essa estrutura. No futuro, pode haver ganhos", completou.

A Gol emitiu uma nota oficial onde reafirma sua decisão de expandir sua cooperação para alavancar seus pontos fortes e vincular ainda mais a extensa rede da Delta com uma das maiores e mais bem-sucedidas companhias aéreas do Brasil. Como parte do acordo, a Delta vai investir US$ 100 milhões na GoL, que possui cerca de 40% do mercado doméstico brasileiro, e terá um lugar no Conselho de Administração da GoL.

"A GoL tem sido uma grande parceira para a Delta no Brasil e na América Latina, o que fortalece o nosso relacionamento, bem como posiciona a Delta um passo mais perto de alcançar o objetivo de nos tornarmos a melhor companhia aérea dos EUA na região", destaca o Chief Executive Officer da Delta, Richard Anderson. "Ao formar uma parceria comercial de longo prazo, vamos aproveitar os pontos fortes das nossas duas redes para proporcionar maiores benefícios aos clientes e melhor servir o mercado Brasil-EUA."

"O acordo está alinhado com a estratégia da GoL de buscar parcerias de longo prazo e fortalecer sua estrutura de capital, com foco na geração de valor para seus acionistas", diz Constantino de Oliveira Júnior, CEO da GOL. "A vasta experiência da Delta nos EUA, mercado mais desenvolvido da indústria, combinada ao potencial de crescimento da aviação comercial brasileira, oferece uma oportunidade para reforçar o nosso modelo de negócio e o retorno sobre o capital empregado nos próximos anos. Nossos clientes irão se beneficiar com opções de voos adicionais, mais flexibilidade e novos produtos e serviços."

A nota afirma ainda que os laços econômicos entre os EUA e o Brasil são fortes, com a expectativa de um aumento na demanda por voos de 11% entre os dois países nos próximos quatro anos. O Brasil está destinado a se tornar o quarto maior mercado de aviação do mundo até 2014, com mais de 90 milhões de passageiros, e esse acordo permitirá que a Delta e a Gol correspondam melhor à demanda de seus clientes. Ambas oferecerão opções abrangentes de viagens, não só no Brasil, como também nos EUA e outros países, com a Delta obtendo acesso aos diversos destinos domésticos da GOL e a GOL à rede global inigualável da Delta.

Juntamente com capacidade de acumular e resgatar prêmios de voos, os clientes em breve irão desfrutar de benefícios com o aprofundamento da aliança entre a Delta e a Gol, que incluem:

- Avançado alinhamento de fidelidade, em que clientes premium de cada companhia vão experimentar serviços e reconhecimento diferenciados;

- Expansão do code-share (compartilhamento de voos) para incluir clientes GOL nos voos da Delta entre os EUA e o Brasil, bem como os voos dentro das redes das operadoras nacionais e para outros destinos-chave internacionais;

- Acesso recíproco às salas VIP em aeroportos;

- Coordenação dos esforços de vendas, permitindo um melhor acesso ao mercado;

- Compartilhamento de instalações aeroportuárias para facilitar o check-in e as conexões dos passageiros.


As duas companhias aéreas irão aproveitar a ampliação de longo prazo do acordo para trocar aprovações regulatórias pendentes, melhores práticas em todas as operações, marketing e vendas. Sob o termo do Acordo de Investimento, a Delta irá investir $100 milhões em troca de American Depositary Shares representando as ações preferenciais na Gol. A Delta irá também receber uma cadeira no Conselho de Administração da GOL.

A nota finaliza que desde a sua criação em 2001, a GOL tem estimulado a demanda de voo com sua extensa rede de rotas, tarifas competitivas e qualidade de serviços, garantindo um aumento anual de passageiros de 11%. A aliança aprimorada com a Delta, juntamente com o forte balanço e a larga plataforma e-commerce, solidifica a posição da companhia no mercado brasileiro e aumenta a sua presença internacional, preservando a estratégia de operação para voos de curto a médio percurso com uma frota de aeronaves narrow-body padronizada. Um número significativo de passageiros da Delta/GOL virá da expansão da classe média brasileira, que atualmente representa 46% do poder de compra do país. Além disso, o número de pessoas com recursos financeiros para voar deverá aumentar 19,5% até 2020, alcançando 153 milhões, e a GOL está bem posicionada para atender esse crescimento.


Mayday 7700:

TAM
leva murro no estômago e GOL se destaca prometendo um grande progresso após compra de 3% de suas ações pela Delta.


Após vários anos ficando sempre abaixo da TAM nos números, principalmente interenacionais, GOL fecha parceria e vende 3% de suas ações tendo em vista o crescimento internacional e também o famoso "marketing americano".
A venda desses 3% também foi muito importante para suprir pelo menos alguma parte do grande prejuízo que a GOL teve ao fazer a burrice de comprar a Webjet.

Na questão internacional, a GOL não deve fazer tanta cosquinha na TAM, mesmo porque a área que vai ficar mais forte com as operações codeshare vai ser pela América do Norte, onde a TAM não opera muito e também não demonstra tanto interesse na mesma. Mas a parceria de codeshare com a Delta foi uma maravilha, pois além da GOL poder vender seus 767-300ER, a mesma não precisou modificar em nada sua frota, nem as operações para poder operar com classe com uma das maiores companhias da região.

O "marketing americano" pra mim é o mais importante nessa parceria, vejamos o exemplo da Azul. O seu CEO trouxe dos EUA o exemplo de marketing da JetBlue, que lá pode não ter o mesmo efeito que teve aqui, mas por aqui funcionou. Coisa nova brasileiro adora e quando vem com aquele toque americano, aí que todo mundo fica louco mesmo. Se a GOL realmente deixar a Delta dar esse toque americano no marketing da empresa, podem ter certeza de que os números aumentarão em pouco tempo, tanto em vendas de passagens, quanto na ocupação de aeronaves e obviamente resultando num crescimento impressionante da companhia no mercado.

A Delta não tem muito o que ganhar, afinal com a GOL as únicas vantagens são os 767-300ER que a mesma adquiriu e também mais trechos pelo Brasil, onde a GOL também se destaca apesar de não passar da TAM. Na Delta o resumo dessa parceria toda é só nisso, novas rotas pelo Brasil que com certeza ajudaram e também mais 2 aviões na frota.

Aí que vem o murro no estômago da TAM. Com crescimento nacional e internacional, caso a TAM não abra os olhos, a GOL pode sim impressionar e facilmente passar a TAM nos números em que a mesma sempre perdeu. Acho que a parceria LAN-TAM vai ajudar com certeza bastante a companhia, mas acho que todos preferem muito mais uma Delta do que uma LAN. A LAN na verdade é a salvação da TAM e foi uma saída imediata para a mesma não ter sérios problemas assim como a American Airlines teve, que resultaram em concordata.

A GOL enfim fez honrar o slogan de inteligentes, e desta vez mostrou que não pensou ruim e baixo como fez na compra da Webjet, demonstrando bastante ousadia ao tentar ter uma posição boa no mercado internacional, sem mesmo ter uma frota igualada a da TAM para isso. Acho que foram muito inteligentes ao fechar esses codeshares, e era o que a TAM deveria ter feito. A TAM tem que parar de querer ser Varig, e tem que ver que sem parcerias, sem codeshares, ela vai acabar no mesmo resultado da American, em concordata. A empresa está passando por momentos financeiros realmente complicados, além de ter uma frota pesada. Afinal a empresa tem grande força internacional com sua frota cheia de aeronaves de grande porte que batem na GOL, isso é o que traz o prejuízo. Já a GOL foi mais humilde mesmo sendo ousada, mostrou que apenas com a frota que tem, pensou mais baixo em codeshares, mas pensou mais alto nisso tudo ao ver a grande vantagem de ter uma frota que não traz tanto prejuízo e ter "operações" principalmente na américa do norte.

Após esse murro no estômago, a TAM que se prepare, pois a GOL desta vez enfim mostrou que pode mais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nao importa a TAM tem muitas vantagens sobre a Gol, Ate a Azul e melhor que a mesma.

Anônimo disse...

mspaulozica vc não entende nada de aviação.

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